Após anunciar aposentadoria do futebol, Andrés Iniesta promoveu um evento de despedida. O agora ex-jogador, de 40 anos, reuniu personalidades do Barcelona e do futebol espanhol e se emocionou ao dar adeus à carreira de atleta, deixando claro que seguirá no esporte.
— O futebol termina nesta fase, mas o jogo continua. Não posso estar muito longe do futebol, tem sido a minha vida e continuará sendo. Estamos trabalhando em diferentes projetos. E já estou iniciando o curso como treinador. O resto é história: títulos, derrotas, momentos ruins... mas orgulho e nunca desistir é o que me deixa feliz. Queria ter jogado até os 90, mas estou feliz por ter realizado o sonho de ser jogador — disse o astro espanhol.
O evento de despedida contou com a presença de dirigentes e atletas do elenco atual do Barcelona e nomes históricos do clube, que atuaram ao lado de Andrés Iniesta, como o ex-treinador Xavi Hernández.
Iniesta estava sem clube desde junho, após encerrar seu contrato com o Emirates, dos Emirados Árabes Unidos. Antes, ele defendeu o Vissel Kobe, do Japão. Sua carreira, porém, foi marcada pelos 16 anos em que defendeu o Barcelona, se consolidando como um dos maiores nomes da história do clube. O ex-jogador comentou a vontade de voltar ao clube catalão.
Ao todo, ganhou 32 títulos com a camisa do time catalão, incluindo três Mundiais de Clubes, quatro vezes a Champions League e nove vezes o Campeonato Espanhol.
Fez parte do histórico time comandado por Pep Guardiola, que foi revolucionário no futebol mundial, atuando ao lado de Sergio Busquets e Xavi no meio de campo, e municiando Lionel Messi.
Pela seleção da Espanha, Iniesta fez o gol da vitória na final da Copa do Mundo de 2010, sobre a Holanda, que valeu o único título mundial do país até o momento.
Além disso, o meia fez parte das conquistas da Eurocopa em 2008 e 2012. Ao todo, foram 131 jogos pela seleção espanhola, com 24 gols marcados.