Um grupo de presidiários fez um motim no Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG) na noite desta quinta-feira (3), que precisou de intervenção das forças especiais. A unidade abriga membros do PCC, que são rivais do Comando Vermelho (CVMT), o que agrava o clima de tensão no local.
De acordo com as informações, o caso foi registrado por volta das 19h e começou após um preso desobedecer a ordens dos policias penais, fazendo ameaças de morte contra eles e seus familiares.
Foi necessário o uso de força física e até spray de pimenta para conter o reeducando. Os outros presos, vendo a situação, ficaram mais agitados alegando que o colega estava sendo agredido.
Em nota, a Sesp informou que foi necessário o uso de força progressiva para controlar a situação, e alguns detentos foram atingidos por munição antimotim, mas sem ferimentos graves.
Participaram da ação: forças especializadas da Polícia Penal, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e o Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal.
De acordo com a Sesp, a situação será apurada em procedimento administrativo.