A campanha “Não é Não”, do projeto Diálogos com a Sociedade desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, ganhou as áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon. A mensagem “Onde quer que você esteja, não é não” está sendo divulgada em painéis de LED (luminosos digitais) e totens no aeroporto, desde o dia 18 de dezembro, e ficará disponível até 17 de janeiro de 2025.
Conforme levantamento da concessionária Centro-Oeste Airports (COA), que administra o aeroporto, o Marechal Rondon deverá receber 156 mil passageiros em 2,1 mil voos no período de 17 de dezembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025.
A campanha é inspirada no protocolo “Não é Não”, criado pela Lei n° 14.786/2023 com o objetivo de prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher em locais fechado com venda de bebida alcoólica e, consequentemente, combater condutas como estupro, assédio e importunação sexual.
A mensagem também está sendo divulgada em outdoors localizados em pontos estratégicos de Cuiabá e em linhas de ônibus (busdoor) que circulam pela capital. Além disso, o vídeo da campanha está sendo veiculado gratuitamente pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) - Assista aqui.
Diálogos com a sociedade - As campanhas do MPMT, viabilizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, tiveram início em março. Os temas abordados foram Violência doméstica e familiar contra a mulher (março), Autismo (abril), Abuso sexual infantil (maio), Violência contra a pessoa idosa (junho), Violência no trânsito (julho), Violência de gênero nos estádios (julho), Defesa do meio ambiente (agosto), Defesa da causa animal (agosto), Saúde mental (setembro), Bullying (outubro) e Racismo (novembro).