Cuiabá, 16 de Abril de 2025

CIDADES Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 08:42 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 08h:42 - A | A

inclusão

SMS de Cuiabá promove capacitação que qualifica atendimento a pessoas com TEA

evento, que segue por três dias, acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, parceira da iniciativa

Da Redação

Na manhã de segunda-feira (14), a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza Sampaio, participou da abertura da capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada aos servidores da Atenção Primária e Secundária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento, que segue por três dias, acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, parceira da iniciativa.

A capacitação foi organizada pelo Núcleo de Saúde Mental da Atenção Primária e visa fortalecer o atendimento às pessoas com TEA em todos os níveis da atenção em saúde. Durante o evento, a secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célio de Araújo Amorim, destacou a importância da formação continuada dos profissionais da rede.

“Nosso compromisso é com um cuidado mais sensível e polido possível. A capacitação dos profissionais é essencial para podermos garantir um atendimento mais qualificado, com um olhar ampliado sobre o autismo e as necessidades específicas de cada indivíduo com TEA”, afirmou Catarina.

A secretária de Saúde, Lucia Helena, também ressaltou o papel fundamental da qualificação para a melhoria do serviço público. “Atualizar nossos profissionais é uma forma de inclusão. O autismo precisa ser compreendido e acolhido em toda a rede de atenção primária. Estamos construindo uma saúde mais acessível, respeitosa e efetiva para todas as pessoas com TEA em Cuiabá”, disse.

Também participaram da abertura o secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, que reforçou a importância da intersetorialidade entre saúde e educação para políticas públicas mais eficazes, e a médica pediatra Karina Faro, especialista em autismo, que conduzirá parte da capacitação com foco em diagnóstico precoce e práticas de cuidado centradas na pessoa.

O evento faz parte de uma série de ações integradas entre as secretarias de Saúde e Educação de Cuiabá, voltadas à inclusão da pessoa com autismo e ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial no município.

 

Comente esta notícia