Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024

ECONOMIA Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 08:00 - A | A

Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 08h:00 - A | A

COSTUMER EXPERIENCE

Sebrae leva empresários à China em missão técnica com foco em tecnologia e atendimento

Um grupo de 15 empresários de diversos setores realiza visitas técnicas em empresas de cinco cidades chinesas

Da Redação

Em busca de ofertar novas experiências de atendimento ao cliente através de métodos eficazes aplicados em âmbito internacional, um grupo de 15 empresários mato-grossenses participa da missão técnica “Costumer Experience Ásia”, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em cinco cidades da China: Hong Kong, Macau, Shenzhen, Haikou e Guangzhou.

Empreendedores do setor de turismo, envolvendo a gastronomia e a hotelaria, além de saúde, marketing e vendas, participam de 11 dias de imersão em empresas chinesas, que visam processos e estratégias inovadoras, tecnologias e caminhos que tornam o mercado mais competitivo.

“Nós buscamos trazer uma visão global destes negócios, para que seja ofertada uma melhor interação, busca por oportunidades, negociações e novidades para as empresas do nosso estado. O objetivo destas missões é proporcionar um acesso mais rápido e em primeira mão para os participantes”, afirma o gestor de Internacionalização do Sebrae/MT, Mirael Praeiro.

O gerente de Relacionamento, Inovação e Mercado do Sebrae/MT, Fernando Holanda, afirma que a principal marca desta missão será a tecnologia aplicada à experiência do cliente. “É uma forma dos empresários entrarem em contato com elementos que parecem muito distantes da nossa realidade, mas que são o futuro do varejo e de como nós fazemos negócios”, destaca.

Participantes satisfeitos
O empresário de Sinop, Feliciano Azuaga, é um dos presentes na missão. Ele vê a experiência como “um dos melhores investimentos que fez nos últimos anos” e recomenda a participação de outros empreendedores. “A gente conseguiu assimilar conteúdos e contextos em um país com uma cultura muito diferente da nossa. Conseguimos absorver técnicas, novas formas de abordar e como integrar tecnologia e inovação para melhorar nossos produtos em nossos negócios no Brasil. Está sendo muito enriquecedor, é uma ‘tempestade’ de insights e conhecimentos”, conta.

Os participantes também destacam as oportunidades apresentadas para firmarem novas parcerias, como relata a empresária do ramo de saúde, Virgínia Gonçalves. “Durante a viagem, eu tive a oportunidade de conhecer fornecedores de matérias primas e equipamentos. Essa experiência na China, ampliou muito minha visão sobre mercado internacional e consolidou minha vontade de posicionar minha marca como referência de saúde e bem estar no Mato Grosso”, destaca a empresária.

A missão, que se iniciou em 16 de novembro, termina nesta quarta-feira (27), com o retorno dos empresários participantes e analistas do Sebrae/MT ao Brasil.

Comente esta notícia