O Botafogo viveu a melhor temporada da sua história. Foram três títulos, sendo um inédito, e dois deles em um intervalo de oito dias. Além disso, em 2024, o Alvinegro fez contratações históricas, partidas memoráveis, recordes em programa de sócios e foi, ainda, o time brasileiro que mais entrou em campo, com 75 jogos.
A temporada do Botafogo não começou bem. Isso porque ficou apenas em quinto lugar no Campeonato Carioca e teve de jogar a Taça Rio, praticamente um torneio de consolação entre os que ficaram entre quinto e oitavo lugares na tabela. O Alvinegro, aliás, ficou com o troféu. Ao todo, no Estadual, foram 15 jogos, com dez vitórias, dois empates e três derrotas, 29 gols marcados e 13 sofridos.
Já na Copa do Brasil, o Alvinegro entrou na terceira fase, mas não durou muito. Disputou apenas duas eliminatórias e caiu nas oitavas de final para o Bahia. Foram apenas quatro partidas, com duas vitórias, um empate e uma derrota, quatro gols a favor e três sofridos.
Vale ressaltar que a chegada do técnico Artur Jorge em abril fez toda a diferença para o desempenho do Botafogo nas competições, com exceção da Copa do Brasil, em que ele já estava no comando desde o início.
Botafogo na busca pela ‘Glória Eterna’
Por outro lado, nas outras duas principais competições no ano, só deu Botafogo. Em busca da “Glória Eterna”, o Botafogo começou cedo a sua caminhada na Libertadores. Precisou disputar a fase preliminar, sendo, portanto, o time que mais entrou em campo na competição – assim como foi o clube brasileiro com mais jogos na temporada. Depois de passar na fase preliminar e também na fase de grupos, pegou o Palmeiras logo nas oitavas de final. E conseguiu a classificação com uma vitória em casa e um empate em São Paulo. Não faltou emoção, literalmente, até os minutos finais.