O Vitória acertou a contratação do atacante Wellington Rato, do São Paulo. As duas partes entraram em acordo pela transferência do jogador de 32 anos por R$ 5 milhões.
O acerto foi divulgado inicialmente pelo canal Canto Rubro-Negro e confirmado pelo ge.
Nos últimos dias, o técnico do Vitória, Thiago Carpini, comentou a negociação e disse que Rato chegaria para ser "um dos pilares do projeto". Os dois trabalharam juntos no São Paulo no início deste ano.
- O atleta já manifestou o desejo de vir para o Vitória, isso é muito legal. Ele tem mercado, tem outras possibilidades, e mais dois anos de contrato com o São Paulo. Talvez ele tenha visto no Vitória um novo desafio de vida, de carreira. [...] É um atleta que eu gostaria muito. Entramos em contato com ele, conversamos. Ele tem mais dois anos de contrato com o São Paulo, não é tão simples assim. Seria um dos pilares do nosso projeto, tem perfil de liderança técnica, de liderança de vivência, um cara vitorioso, com títulos. Faz uma função que me agrada muito. Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos no São Paulo. Se acontecer, vai otimizar nosso convívio - disse Carpini.
Wellington Rato foi titular do São Paulo em 21 das 41 partidas disputadas nesta temporada. Ele terminou o ano com um gol marcado e nove assistências. O melhor momento do atacante no Tricolor foi em 2023, quando marcou cinco gols e foi peça importante na conquista da Copa do Brasil.
Um ano antes, fez uma temporada de 70 partidas, 15 gols e sete assistências pelo Atlético-GO. Números que balizaram a contratação pelo São Paulo, clube com o qual ele tem vínculo até o fim de 2026.
O experiente jogador também teve passagens por V-Varen Nagasaki (Japão), Ferroviário, Joinville, Sampaio Corrêa, Caldense, Red Bull Brasil, Audax Rio e Osasco Audax.