Os casos de sarampo aumentaram para um total de 800 pacientes até agora em 25 estados dos EUA, incluindo Texas e Novo México, informaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês) nesta sexta-feira (18) citando dados até quinta-feira (17), acima dos 712 casos relatados em 10 de abril.
O CDC afirmou que houve 10 surtos relatados da doença somente em 2025, sendo a causa de 94% dos casos confirmados. Em 2024, 64% do total de diagnósticos foram causados por surtos.
O Texas registrou o maior número de casos com 597 pacientes, um número que aumentou em 36 desde a última atualização na terça-feira (15).
Somente 11% das pessoas nos casos registrados estão atualmente hospitalizadas, segundo a agência.
Um total de 249 casos são entre crianças com menos de 5 anos, dos quais 47 estão hospitalizados.
Muitos pediatras e especialistas em doenças infecciosas dos EUA disseram anteriormente à Reuters que a luta contra o aumento dos casos de sarampo em todo o país está sendo dificultada pela falta de uma defesa vigorosa da vacinação por parte das autoridades de saúde e por declarações sobre tratamentos não comprovados confundem os pais.
Dos casos de sarampo em 2025, 96% ocorreram em indivíduos que não foram vacinados ou cujo status de vacinação era desconhecido, conforme o CDC.