Cuiabá, 12 de Abril de 2025

INTERNACIONAL Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 10:47 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 10h:47 - A | A

guerra

Zelensky diz ter capturado soldados da China lutando ao lado de tropas russas na Ucrânia

Presidente ucraniano afirmou ver evidências de que militares chineses estão lutando ao lado das tropas russas. Pequim, aliado de Moscou, nunca expressou diretamente apoio à Rússia na guerra da Ucrânia

Reuters

Após soldados da Coreia do Norte, a Rússia está utilizando agora militares da China para lutar junto de tropas russas na guerra na Ucrânia, disse nesta terça-feira (8) o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zelensky afirmou que as forças ucranianas capturaram nesta terça dois homens de nacionalidade chinesa lutando ao lado da Rússia no leste da Ucrânia.

Embora seja aliado de Moscou, a China nunca afirmou publicamente se tem envolvimento no conflito ao lado do Kremlin.

O líder ucraniano afirmou que Kiev tem "informações sugerindo que há muito mais cidadãos chineses nas unidades do ocupante" e que ele ordenou que as autoridades obtivessem uma resposta de Pequim.

O governo chinês ainda não havia se pronunciado sobre a acusação até a última atualizaçao desta reportagem.

 "O envolvimento da Rússia com a China, junto com outros países, direta ou indiretamente, nesta guerra na Europa é um sinal claro de que Putin pretende fazer qualquer coisa, menos acabar com a guerra", escreveu Zelenskiy.

O líder ucraniano afirmou ainda que os homens capturados tinham documentos confirmando sua identificação e acrescentou que autoridades de inteligência e segurança ucranianas estavam atualmente "verificando todos os fatos".

Comente esta notícia