O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reforçou sua cobrança sobre a necessidade da criação de um campus definitivo e instalação de cursos regulares na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis. A fala foi feita na tribuna, durante sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quarta-feira (9).
“Toda semana praticamente estamos apresentando cobranças e requerimentos. Além disso, já garantimos mais de R$ 5 milhões para a criação dos cursos de jornalismo, direito, pós-graduação, cursinho pré-vestibular, implantação de laboratórios e biblioteca, em atendimento às solicitações da comunidade acadêmica em Rondonópolis. A presença da Unemat precisa ser mais forte no nosso município e estamos fazendo este pleito com urgência, em nome da população de nossa cidade”, disse o deputado.
Thiago Silva ressaltou a importância da união da classe política para que o campus da Unemat se torne definitivo na cidade. O deputado está agendando uma reunião com a bancada de Rondonópolis com o governador Mauro Mendes (União) para reforçar a importância da instalação do campus, que é uma demanda antiga dos estudantes do município e de toda a região sudeste.
O deputado também fez menção, em sua fala, da luta dos estudantes, que se reuniram com o parlamentar e sempre têm procurado respostas sobre a criação de um campus e a implantação de cursos que visam atender a atual demanda do mercado de trabalho na cidade.
“Não tem mais como esperar. Rondonópolis é uma cidade importante, possui hoje a segunda maior economia de Mato Grosso, é a segunda cidade do estado que mais ajuda a manter a Unemat com seus impostos e, agora, precisamos da contrapartida do estado para criamos de forma efetiva o campus, pois este é um sonho da população. Precisamos de cursos regulares e não de turmas especiais que têm prazo para começar e para se encerrar. Esta é a nossa cobrança semanal neste Parlamento, para que possamos dar mais oportunidades para a nossa juventude”, finalizou Thiago Silva.
O deputado finalizou afirmando que continuará destinando emendas parlamentares para fortalecer a presença da Unemat em Rondonópolis, mas cobrou também que a própria reitoria da universidade amplie os investimentos no município. Atualmente, cerca de 600 estudantes estão matriculados nos cursos de jornalismo, direito, engenharia civil, pedagogia, letras, química e ciências da computação ofertados pela Unemat na cidade.