Cuiabá, 04 de Abril de 2025

CIDADES Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 09:02 - A | A

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 09h:02 - A | A

SAEB 2025

Chapada dos Guimarães sedia 2ª Convenção de Diretores da Rede Estadual de Ensino

Promovido pela Seduc, evento reúne gestores e educadores para aprimorar competências em preparação ao SAEB

Da Redação

Chapada dos Guimarães está sendo palco da 2ª Convenção de Diretores da Rede Estadual de Ensino, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento começou no dia 1º e termina nesta quinta-feira (03.4).

Além de diretores de escolas, a convenção reúne gestores das Diretorias Regionais de Educação, superintendentes e coordenadores das secretarias adjuntas em atividades do TEAL (Treinamento Experimental ao Ar Livre).

Por meio de dinâmicas, a Seduc pretende aprimorar as competências comportamentais e profissionais dos servidores que estão envolvidos diretamente com a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025, que ocorrerá entre outubro e novembro deste ano.

Divididos em grupos, todos participam de atividades diárias em sete estações com dinâmicas projetadas para fortalecer o espírito de equipe, liderança, superação e respostas assertivas, habilidades que para a Seduc são essenciais para a gestão educacional. 

De acordo com a Seduc, a experiência será replicada pelos diretores em suas respectivas equipes, garantindo que o aprendizado adquirido na convenção seja compartilhado por toda a rede.

Para o secretário de Educação, Alan Porto, não basta apenas aumentar a participação das escolas nas provas do SAEB, mas também elevar a rede estadual ao ranking das cinco redes públicas mais bem avaliadas do país até 2026. 

Na avaliação dele, continuar melhorando a aprendizagem é o principal objetivo e, é o caminho para se obter melhores resultados no IDEB. Alan observa que alfabetizar na idade certa e prosseguir avançando com qualidade no ensino é prioridade máxima.

"É por isso que investimos muito na formação contínua dos nossos diretores e líderes escolares para que possam continuar conduzindo suas equipes rumo a um ensino de qualidade e resultados ainda mais expressivos", afirmou o secretário durante o evento.

Naraiel Paiter Surui é diretor da Escola Estadual Indígena Apoena Meireles, da Terra Indígena 7 de Setembro, em Rondolândia. “A educação faz com que os saberes e diferentes culturas sejam compartilhados numa linguagem única. Com o SAEB é assim também e estamos juntos em um mesmo ideal”.

A Capitã PM, Ana de Médici, é diretora da Escola Estadual Militar Tiradentes Padre Ezequiel Ramin, em Juína. Para ela, além das atividades, a troca de experiências também foi positiva. “Estamos reproduzindo ações de forma conjunta e elas não serão diferentes durante nossas ações rumo ao SAEB”.

“Temos uma missão muito importante que é continuar melhorando a educação pública de Mato Grosso. Estamos conseguindo isso com motivação, que gera engajamento e produz resultados. Participar do evento pela segunda vez nos dá a certeza de que a meta de estar entre as cinco melhores redes do país está sendo alcançada”, concluiu Saulo Scariot, diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra.

Comente esta notícia