Cuiabá, 16 de Setembro de 2024

INTERNACIONAL Terça-feira, 03 de Setembro de 2024, 14:22 - A | A

Terça-feira, 03 de Setembro de 2024, 14h:22 - A | A

planalto Tibetano

Cientistas encontram 1.700 vírus em geleira na China, sendo a maioria desconhecida para nós

R7

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, dos EUA, retiraram amostras de 1.700 vírus da Geleira Guliya, localizada no planalto Tibetano, oeste da China. Do montante, aproximadamente 75% desses agentes, datados de 41 mil anos, são desconhecidos para os seres humanos modernos.

Nesse período, os vírus em questão sobreviveram a três grandes mudanças climáticas, de temperaturas frias, para quentes. Um deles, segundo parte do estudo divulgada pelo tabloide Daily Star, remonta 11.500 anos atrás, a última grande transição do tipo registrada.

Apesar da geleira onde foram encontrados estar na China, alguns dos vírus que compõem as amostras vieram do Ártico e do Oriente Médio.

Felizmente, nenhum deles representa ameça à saúde humana, conforme informaram os cientistas envolvidos no estudo. Isso porque, eles só conseguem infectar arqueas — organismos unicelulares — e bactérias.

Ainda assim, conforme reportado Daily Mail, analisar esses vírus oferece uma oportunidade para entender a história climática do planeta e de como pode se desenvolver futuras comunidades microbianas.

Comente esta notícia