Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 12:46 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 12h:46 - A | A

balanço

Auditoria Interna avança em desafios, cenário nacional e conquista Selo Diamante de Transparência

Redação

Ao longo dos dois anos em que esteve sob a presidência da desembargadora Clarice Claudino da Silva e o comando do coordenador Wellington Corrêa, a Coordenadoria de Auditoria Interna (CAud) do Poder Judiciário de Mato Grosso alcançou muitos avanços e grandes conquistas em assuntos financeiros e econômicos.

Uma das conquistas mais marcantes foi a implementação da metodologia IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna), que modernizou as avaliações realizadas pela equipe. A forma de executar as avaliações foi alterada, abrindo espaço para um diálogo mais colaborativo com as áreas auditadas. Foram promovidas reuniões para a construção conjunta de soluções e para a formulação de uma imagem menos tradicional de controle interno.

A comunicação também foi um pilar estratégico do biênio. A coordenadoria criou um plano de comunicação robusto e abriu as portas da auditoria interna para fortalecer o entendimento sobre suas funções. Também foram desenvolvidos diversos painéis em Power BI para gerenciar as atividades com maior transparência e eficiência. Essas iniciativas contribuíram para que mais de 95% das recomendações feitas pela auditoria fossem acolhidas, sendo que mais da metade já foram implementadas ou estão em fase de implementação.

A coordenadoria se destacou ainda em ações que transcenderam suas responsabilidades tradicionais. Construção de normativos, participação em comitês estratégicos, como, por exemplo, o comitê de integridade e comitê de transparência pública, além da contribuição relevante para que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso conquistasse o Selo Diamante de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O biênio também foi marcado por uma presença ativa no cenário nacional. O dirigente da auditoria foi eleito para representar os tribunais de médio porte no Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-JUD), além de palestrar no Fórum Nacional de Auditoria Interna, promovido pelo CNJ. “Essas oportunidades nos permitiram trocar experiências e reforçar o papel estratégico da auditoria interna no Poder Judiciário”, pontua o coordenador.

“Ressaltamos a importância de olhar para o futuro com foco em qualidade e melhoria contínua. Implantamos um programa de qualidade e melhoria da unidade de auditoria interna. Esse é um compromisso que não termina com o biênio, mas que continuará guiando nossas ações. Os avanços refletem não apenas o esforço da equipe, mas também o impacto positivo que uma gestão comprometida e inovadora pode trazer para áreas sensíveis e estratégicas como a auditoria interna”, analisa o coordenador Wellington Corrêa.

Confira algumas das avaliações e consultorias realizadas pela CAud:

- Ação Coordenada de Auditoria, sob a coordenação da Secretaria de Auditoria Interna do CNJ, consistente na Política contra Assédio e Discriminação no Poder Judiciário;

- Avaliação da governança das contratações no âmbito do PJMT;

- Avaliação da conformidade das informações contábeis lançadas no Portal Transparência;

- Avaliação da prestação de serviços técnicos que envolvem a implantação, operação e gestão continuada de central de suporte técnico;

- Avaliação da regularidade da concessão e prestação de contas de suprimento de fundos;

- Avaliação no Programa de Formação e Aperfeiçoamento dos servidores do PJMT;

- Ação Coordenada de Auditoria sobre a Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário;

- Avaliação da Segurança Orgânica do Poder Judiciário de Mato Grosso;

Além disso, a CAud também implementou algumas inovações, como a criação de uma nova identidade visual, que reflete uma abordagem mais suave e assertiva, atualização do hotsite da coordenadoria para aprimorar a comunicação com o público e facilitar o acesso à informação, bem como um plano de comunicação para aprimorar o diálogo com o público interno e externo e o desenvolvimento de painéis de acompanhamento – Caud Estatística.

Comente esta notícia