A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso realizou Sessão Especial nesta quinta-feira (7) para homenagear personalidades mato-grossenses com título de cidadão mato-grossense, moções, comendas e medalhas condecorativas. O evento foi iniciativa conjunta dos deputados dr. João e Silvano Amaral, ambos do MDB.
Para dr. João, é dever do parlamentar e do Poder Legislativo reconhecer e contribuir com as pessoas que trabalham para o desenvolvimento do Estado.
“Eu também não sou um mato-grossense, eu sou até de outro país, depois fui para o interior de São Paulo. Já recebi essa honraria, e nada é mais legal, mais importante, eu como deputado hoje, oferecer essa honraria a pessoas que fizeram muito para o nosso Estado, e que continuam fazendo, que vieram há muitos anos atrás para cá, e que hoje construíram sua família, um bem-estar muito importante para todo mundo”, revelou dr. João.
Além de personalidades cuiabanas, o deputado homenageou também pessoas da região de Tangará da Serra.
“É uma região muito promissora, onde eu moro há muitos anos, é uma cidade que praticamente me deu dois diplomas de deputado estadual, com muitos votos, quer dizer, lá é o meu centro de tudo, onde tudo começou e conto com o apoio maciço dessa gente importante”, disse dr. João.
O deputado Silvano Amaral, um dos autores da homenagem, destacou a importância da homenagem indicando pessoas da região de Sinop que contribuíram para o estado de Mato Grosso.
“Eu me sinto homenageado, como deputado estadual, poder indicar a essas pessoas para que eles sejam cidadãos de Mato Grosso, através desse tipo de procedimento pelos parlamentares estaduais. Entendo que é o momento de você reconhecer as pessoas que chegaram aqui, que contribuíram com o nosso município, com o nosso estado, que geram emprego, geram renda, que são empreendedores. Fico feliz de poder participar desse momento da vida deles, porque eles merecem”, falou Amaral.
A Tenente-coronel Nagila de Moura Brandão, que recebeu a Comenda Felinto Muller, lembrou do trabalho que realiza com os estudantes das escolas estaduais militares do Mato Grosso e também das escolas cívico-militares.
“São políticas muito importantes, são demandas da sociedade de Mato Grosso. Hoje nós temos 142 municípios no estado de Mato Grosso, nós temos lá na Secretaria de Estado de Educação cerca de 250 pedidos de instalação de escolas militares e cívico-militares. Essa é uma demanda que a sociedade toda elogia, prestigia com a presença dos filhos”, comentou ela.
Para a Tenente Coronel, os alunos também foram homenageados e citou exemplo do trabalho desempenhado nas escolas estaduais militares.
“Nós temos diversos alunos que vão às Olimpíadas de Conhecimento, Astronáutica e Astronomia, Lançamento de Eixo, Olimpíadas de Matemática, Olimpíadas de Língua Portuguesa, Linguística e História. Então, assim, nossos alunos militares no estado de Mato Grosso, a gente está num levante muito bom e já são homenageados e premiados e, se Deus quiser, serão ainda mais. Trazer mais orgulho no nosso estado”, afirmou ela.
O professor do município de Campo Verde, Neusir Osvaldo Pelinson recebeu título de cidadão mato-grossense. Ele disse que atua há mais de 40 anos na educação de Mato Grosso.
“Para mim foi, assim, bastante surpresa. Estou muito grato. É um sinal de um reconhecimento, um trabalho feito em Mato Grosso. Iniciamos isso em 78 ainda, quando migrei para cá, e me sinto muito orgulhoso, muito feliz, e de coração, agradeço por essa honraria. Estou muito grato”, alegou ele.
Um dos servidores mais antigos do estado de Mato Grosso atuando na Casa Civil, Hélio Leão de Souza Brandão, foi homenageado com a Comenda Marechal Rondon.
“Representa muito para mim a virtude da comenda se levar o nome do grande Marechal Rondon. E é a minha felicidade, eu sempre desejei ganhar uma comenda da Assembleia. E, graças a Deus, agora o dr. João conseguiu”, falou.
Relação de homenageados:
Título cidadão mato-grossense:
Ademir Zeferino da Silva
Alexandra de Paula Rothebarth Biffi
André Vieira Camargo da Silva
Araci Maria Dias de Oliveira
Bruno Sérgio Magalhaes Abreu
Caliandra Cristina Aquino Silva
Carlito Oliveira Santos
Carlos Otávio Costa de Carvalho
Cesar Roberto Chevinski
Cláudio Cezar Oliveira
Clausa Aparecida Piva Fadanelli
Cristiano Franco de Miranda
Dalva Lucia Brito do Nascimento Euzébio
Denise Russi dos Santos
Douglas Silveira
Fernanda Frandsen
Hortenila Mantovani Nardi
Humberto Vieira
Iara Maria Bresolin Dall’agnol
Jacir Rodrigues
Job Luna Bezerra
Laudelino Patricio
Leonildo José Nardi
Luiz Henrique Melo da Silva
Marcela de Carvalho Beltramini
Maria Goretti Juliano Massuda
Maria Helena Giroto Coimbra
Moacyr Sanches Roman
Mônica Auxiliadora Capilé Lobo
Natan Vieira Alves
Nelcir Osvaldo Pelinsson
Osmário Cícero de Oliveira Junior
Otávio de Paula Cunha Neto
Patrícia Figueiredo Paiva
Romilton Sebastião Rodolfo Ferreira
Rosa Lopes de Souza
Rosangela Marques da Silva Almeida
Solange Favero Patricio
Homenageados com Comendas
Filinto Muller
Geziel Silverio de Almeida
Nagila de Moura Brandão
Marechal Cândido Rondon
Carlos Antônio Garcete Ribeiro
Cláudio Jose Barros Campos
Cleverson Leite de Almeida
Cornélio Silvano Vilarinho Neto (In Memorian)
Hélio Leão de Souza
Dante De Oliveira
Evanir Tormes
Norberto Schwantes
Celso José Minozzo
Medalhas
João Batista
Durval Queiroz Neto
Eliandra Rita Nezi Medeira
Eliu dos Santos Lemos Junior
Jedson Zanesco
Luciano da Silva Gois
Luis Carlos
Vanderlei Reck Junior
José Garcia Neto
Jean Flanck Uezato
Paulo Hiroshi Uezato
Thiago Augusto Uezato
Moções
Leticia Gomes Elias
Escola 13 de Maio
Josely Dutra Lopes
Adriano Renan
Alex Barreto de Oliveira
Carlos Roberto Lopes Nogueira
Cleverson Luiz
Donizete Valdomiro
Eleandro Elias Lopes De
Euler Fernado
Fábio Roberto
João Luiz Crosara
José Carlos Batista
José Everaldo de Souza
Júlio César Lobo
Lázaro Antunes Teixeira
Luiz Carlos Garcia Jimenes
Roberto Rizotto
Rodrigo Crosara Abrahão
Rosemiro Rodrigues dos Santos
Sônia Maria Alcântara Berlanda
Valdemar Slobodzian
Valmir Vicente da Silva
Valdivino Mendes dos Santos