Cuiabá, 21 de Dezembro de 2024

ESPORTE Sábado, 14 de Dezembro de 2024, 10:42 - A | A

Sábado, 14 de Dezembro de 2024, 10h:42 - A | A

corinthians

Fred Luz deixa função de CEO para trabalhar como consultor; entenda

Profissional assinará novo contrato, desta vez para auxiliar o clube pontualmente em reestruturação administrativa e financeira

Globo Esporte

O Corinthians apresentou em 3 de julho de 2024 Fred Luz como CEO (Chief Executive Officer - Diretor Executivo na tradução livre) do clube em um contrato válido por três anos. Pouco mais de cinco meses depois, a função do profissional mudou.

Fred Luz não exercerá ou terá mais a autonomia de CEO no Corinthians. Apesar de ainda não ter assinado o novo contrato, o profissional atuará como um consultor financeiro e administrativo.

Um dos profissionais responsáveis pela Alvarez & Marsal, consultoria que presta serviços ao Corinthians, Fred Luz terá uma função autônoma entre os processos realizados pela empresa e pelo clube, que tem uma espécie de comitê com vários especialistas que auxiliam na reformulação das estruturas financeira e administrativa.

O cargo de CEO vinha gerando ruídos na política interna do Corinthians, já que necessitaria de aprovação por parte do Conselho Deliberativo. Com o órgão em pé de guerra contra a gestão de Augusto Melo, o temor era que os conselheiros reprovassem a criação do cargo.

Internamente, a forma desta contratação era avaliada como “conflito de interesses” e gerava preocupação para uma possível gestão temerária, que não poderia responsabilizar Fred Luz individualmente por qualquer má conduta no Corinthians.

Segundo apurou o ge, Fred Luz vinha atuando normalmente e cumprindo o expediente no Parque São Jorge de segunda a sexta-feira. A partir do momento em que passar oficialmente a ser consultor, o profissional deve comparecer presencial no máximo duas vezes na semana.

Além disso, Fred não vinha conseguindo se aprofundar em demandas em diversos departamentos do Corinthians, como as categorias de base. Isso gerou incômodo pela ingerência para um profissional contratado justamente para analisar profundamente todo o clube.

Fontes ouvidas pelo ge afirmaram que a nomeação de um CEO foi mais uma manobra política para acalmar os ânimos dos torcedores em torno de uma gestão mais profissional do que uma intenção real de ter um trabalho desenvolvido com foco em melhorias profundas nos processos e departamentos do clube.

– Temos que trazer o Corinthians para um equilíbrio financeiro para que o futebol não precise ser drenado por outras atividades. Vamos fazer o entendimento e com esse entendimento uma discussão com os poderes políticos do clube sobre as prioridades. É prematuro dizer o que vamos fazer – disse Fred Luz em sua apresentação.

Recentemente, o Corinthians apresentou plano à Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF (CNRD), órgão no qual sofre diversas ações de cobranças, para pagar de maneira escalonada as suas dívidas com jogadores, clubes e empresários

O Timão projeta encerrar o ano com acúmulo de R$ 2,4 bilhões em dívidas, montante R$ 100 milhões superior ao previsto anteriormente.

 Quem é Fred Luz
Engenheiro formado pela PUC-Rio, Frederico Luz tem 70 anos e trabalhou como executivo da rede Lojas Americanas. No Flamengo, chegou ao clube em 2013 - primeiro ano da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, inicialmente como diretor de marketing. No ano seguinte, assumiu o cargo de CEO onde permaneceu até maio de 2018.

Fred é sócio da holding Inbrands, que reúne marcas como Richards, Salinas, Ellus e VR, e chamou atenção do grupo que venceu as eleições do Flamengo em 2013 pela habilidade com negócios. Ele não tem formação em marketing, mas o destaque no varejo estimulou a aposta do clube carioca em um nome fora do futebol.

O profissional tem fama de grande negociador, ajudando e exercendo papel fundamental nas negociações do Flamengo com a venda dos direitos de televisão e no aumento do programa de sócio-torcedor.

Além disso, Fred foi responsável pela contratação de consultorias tais como a da Exos, empresa americana de excelência em prevenção de lesões, e da holandesa Double Pass, voltada para a base do clube. Ambas empresas tiveram papel importante na reformação dos setores no Flamengo.

 O CEO participa de todas as decisões do futebol e é visto como um desatador de nós em negócios complexos. Relatos o classificam como "coerente, tranquilo, muito pé no chão e bom de papo", como revelou reportagem do ge sobre o profissional publicada em 2017.

 Nos últimos anos, Fred participou da campanha do político João Amoedo, à época no Partido Novo, para as eleições presidenciais de 2018. Em 2020, foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro, recebendo pouco mais de 46 mil votos e ficando na nona colocação e fora do segundo turno.

 

Comente esta notícia